sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Horta adaptada para janela

Plantação hidropônica possui sistema que permite cultivo em casa, em qualquer condição climática.

O cultivo de uma horta dentro de casa tem sido o desejo dos que optam por uma alimentação saudável e orgânica. Mas nem sempre as condições climáticas e de espaço possibilitam a plantação.



O trabalho consiste em um sistema vertical, hidropônico, adaptado para a janela de casas e apartamentos, com garrafas recicladas, tubos para irrigação e um equipamento chamado de “air pump”, que faz com que a água circule nos tubos.O sistema é ecologicamente correto e necessita de pouca energia, além de utilizar uma solução orgânica de nutrientes para fertilização. Se a luz do sol também não chegar até a janela onde o sistema está instalado, lâmpadas fornecem iluminação artificial para ajudar no crescimento da planta.
As hortas de janela permitem o cultivo de manjericão, coentro, camomila, alface, hortelã, mostarda, tomilho e até tomate. O equipamento custa entre R$ 170 e R$ 400.

Chrysopidae

Chrysopidae é uma família de insectos neurópteros. Há cerca de 85 géneros e (conformes as fontes) entre 1.300 e 2000 espécies neste vasto grupo. Os membros dos géneros Chrysopa e Chrysoperla são muito comuns na América do Norte e na Europa e são muito similares, tendos muitos dos espécies sido mudados várias vezes de um género para outro (pelo que na literatura não científica a classificação como Chrysopa ou Chrysoperla raramente é confiável).
Os crisópideos são insectos delicados, com um envergadura entre 6 e 65 mm, vivendo as maiores espécies nos trópicos. Os seus corpos são usualmente verdes e brilhantes ou castanho esverdados. Os seus olhos compostos são muitas vezes douradous. As asas são usualmente translúcidas, por vezes com veios esverdeados.
Dependendo das espécies, alguns crisópideos comem apenas 150 presas durante a sua vida, enquanto noutros casos 100 afídeos podem ser comidos numa única semana. Assim, em vários países, milhões desse vorazes crisópideos são criados para venda como agentes de controle biológico de insectos e ácaros na agricultura e em jardins. Eles são distribuidos como ovos, (já que, como referido acima, as larvas são extremamente agressivas e canibais quando mantidas em espaços restritos), nascendo as larvas já no campo.
O seu desempenho é variável, pelo que tem havido pesquisas no sentido de aperfeiçoar o seu uso como controle biológico.

Os jardineiros podem atrair crisopídeos (e portanto as suas larvas) cultivando plantas como a angélica, o dente-de-leão, o endro ou o girassol.